TENDÊNCIA: O que é?

Tendência, por definição do dicionário é algo que tende a acontecer. Vou iniciar com um exemplo bem prático, que algumas gerações vão identificar.

Há muitos anos atrás, quando surgiram os primeiros computadores, se iniciou a tendência das mesas de computador, que eram imensas e tinha espaço para a CPU, para o teclado, o mouse e até impressora. Hoje em dia os computadores foram ficando tão pequenos, que aquela mesa se tornou obsoleta e hoje apenas com uma pequena mesa já é o suficiente para se trabalhar no seu computador.

Esse é apenas um exemplo de tendência entre as várias que passamos através dos anos, e que surgem a cada momento com as inovações das tecnologias.

Tendência não é apenas modismo, frescura ou futilidade como muita gente pensa, existe todo um estudo antropológico por trás.

Um outro grandíssimo exemplo de tendência foi a pandemia, uma mudança abrupta de comportamento, que nos fez ficar isolados do mundo lá fora, valorizar mais a nossa casa, o contato com a natureza e cuidado com a nossa saúde mental. O trabalho durante a pandemia então, nem se fala, diversas empresas viram o como desperdiçavam dinheiro com estruturas enormes, sem necessidade, podendo manter os profissionais em home office e tendo resultados muito melhores, tanto financeiros, como de produtividade. Com isso, muitas pessoas passaram a ter um home office dentro dos seus lares. É claro que, algumas dessas tendências ficaram e outras acabaram caindo em desuso com a volta da rotina na rua.

Tendência não é apenas modismo, frescura ou futilidade como muita gente pensa, existe todo um estudo antropológico por trás, feito por muitos pesquisadores e instituições sérias; ou você acha que alguém simplesmente teve um devaneio e escolheu as cores do ano da PANTONE, que vão ditar todas as cores dos vestuários, calçados, carros e itens de decoração do ano?

Sabe aquele cara da psicologia, que falava sobre inconsciente coletivo? O Carl Jung? Então… A PANTONE escolhe as cores do ano, baseada no inconsciente coletivo para as cores, pois, cada cor representa certos aspectos, então, é feita uma vasta pesquisa para definir a partir da psicologia das cores e do inconsciente coletivo, quais são as cores que as pessoas mais tendem a gostar e escolher naquela época.

Em resumo, as tendências marcam épocas, mudam conforme o comportamento humano, seus hábitos e suas necessidades, conforme vão surgindo novos elementos na história.

E se você é do time do contra (que nem eu, as vezes), mesmo assim, tudo o que você está consumindo, querendo ou não, está sendo regido pela tendência, pois todo o mercado trabalha em cima dessas tendências para satisfazer as nossas necessidades atuais.

Eaí, gostou de saber o que é tendência?