
Você já parou pra pensar que o seu ambiente pode estar te fazendo ter hábitos ruins? A própria cor da sua cozinha pode estar sendo sua inimiga, naquela hora em que você está morrendo de fome e acaba atacando a geladeira. A disposição das coisas, também pode fazer
com que você acabe sempre no biscoito e no chocolate, ao invés escolher de frutas e outras escolhas saudáveis no momento da fome. Existem milhares de coisas que você pode modificar na sua casa, para que você possa desenvolver hábitos mais saudáveis de forma mais fácil, com as técnicas corretas da neurociência aplicada ao seu ambiente. Para isso vamos citar algumas dicas que podem ser valiosas na hora de nos ajudar a moldar novos hábitos:
Geralmente quando estamos com fome vamos para a cozinha, então a cozinha deve ter tons de azul ou verde de preferência, são cores que não despertam a nossa vontade de comer (como o vermelho e laranja), além disso, devemos optar por deixar tudo o que é certo consumir mais aos nossos olhos, como, por exemplo: frutas, temperos, água, chás, sementes, oleaginosas, entre outros alimentos mais saudáveis. Os chocolates, biscoitos e bebidas açucaradas, nem tenha ou se tiver deixe naquele armário lá no alto no fundo, pra você nem lembrar que existe mesmo.
Uma pesquisa feita em um hospital, deixou um refrigerador com mais águas expostas na altura dos olhos e em maior quantidade do que as bebidas açucaradas. Em um mês, as pessoas haviam diminuído o consumo dessas bebidas e passaram a consumir mais água. Logo, o ambiente molda nosso comportamento, sim, somos como ratinhos de laboratório.
Pra que ler se temos uma dopamina fácil e abundante na palma da nossa mão, não é? (celular) É isso que vem nos emburrecendo e nos deixando cada vez mais com problemas de saúde mental, que tal trocarmos isso então pela leitura? Para incentivar o hábito da leitura, deixe seu celular na entrada de casa, em algum aparador e espalhe livros em todos os cômodos da casa, assim quando você ficar entendiado, terá um livro ao seu lado, tornando mais fácil a escolha. Leia livros que sejam do seu interesse é claro.
O exercício físico é fundamental para nós, principalmente nos dias de hoje, em que passamos a maior parte do tempo trabalhando sentados na frente dos computadores. Para isso, escolha algum local da sua casa que você possa colocar um colchonete no chão e fazer os seus exercícios ou meditar, se puder comprar uma bike ou esteira, melhor ainda, para aqueles dias chuvosos ou que o dia foi corrido mesmo e não deu muito tempo de ir caminhar ou ir na academia. Além disso, não seja um sedentário dentro da sua própria casa, manter o seu ambiente limpo e organizado além de melhorar o ambiente, faz com que você realize pelo menos um pouco de atividade física sem perceber, ficar fora das redes também faz bem para a mente.
Para que você tenha uma boa noite de sono, é importante ter um ambiente que auxilie a induzir o sono mais rápido e com mais qualidade. Desligue as telas pelo menos 1h antes de dormir. Escolha uma iluminação mais amarelada e mais indireta, para o seu organismo já ir se preparando, compre alguns abajures e espalhe pela casa para ajudar. Tenha cortinas e persianas que vedem bem a iluminação de fora, de preferência se tiver a Alexa, pode programa-la para o horário de fechar e abrir as cortinas, assim você ajuda o seu organismo na produção de melatonina à noite e na produção de cortisol para levantar logo pela manhã. Ao invés de colocar o seu celular como despertador, compre um despertador simples e coloque a uma distância maior do que o seu braço possa alcançar, para que você levante logo quando ele tocar e não ficar procrastinando na cama. Caso você ainda precise trabalhar a noite, compre o óculos laranja que bloqueia a luz azul, isso vai te auxiliar a não ter a interferência das telas no seu sono.
Tenha sempre a mão uma garrafa de água em todos os ambientes e de preferência coloque um filtro na sua cozinha, bem na sua frente, para que o gatilho seja fácil. Eu gosto bastante dos filtros de água transparentes que você vê a água ali e fica bem fácil lembrar.
Você já ouviu falar em Programação Neuro Linguística? Deixa eu te explicar de modo fácil pra você. Qual marca você lembra quando falamos em refrigerante? Ou sabão em pó? Provavelmente sejam as mesmas que todos lembram (Cola cola e Omo), isso porque eles colocam diversas propagandas por aí somente com o logo da marca, sem telefone, endereço ou qualquer outra coisa, já se perguntaram o porque disso? Porque eles querem que a primeira marca que você lembre seja a deles, e quando eles colocam a marca em diversos veículos de comunicação e outdoors, é como se eles colassem na sua mente a marca deles. Então porque não usar esse truque ao nosso favor? Se colocarmos na nossa casa, imagens de locais que queremos e sonhamos ir, de momentos felizes nossos, frases motivacionais ou mantras que nos fazem bem, nós vamos estar utilizando desse recurso, e podemos utilizar isso pra muitas coisas… como técnica para alcançarmos um objetivo e manter aquela meta daquela viagem mais na nossa mente, isso pode fazer com que ao invés de gastarmos mais com bobagens, foquemos mais e economizemos para alcançar mais rápido nossa meta. Também podemos usar isso para nos lembrarmos de como somos amados pelas pessoas próximas e como somos felizes e abençoados por termos passado momentos tão maravilhosos com quem amamos, isso nos faz diminuir o estresse e ansiedade, gerar mais hormônios do bem estar e felicidade. Isso são só alguns exemplos entre muitos que podemos citar.
Com o avanço da neurociência, podemos hackear o nosso cérebro em muitos sentidos, usar os ambientes em que vivemos durante a maior parte do tempo, pode ser uma ferramenta valiosa pra nos fazer alcançar resultados com menos esforço e bem mais rápido do que imaginávamos.
Conta aqui pra mim se tem mais algum hábito que eu poderia falar pra te ajudar!